Comunicação de Sinistro de Previdência
Conte conosco!
O Itaú oferece a você todo o apoio necessário neste período delicado e criamos um passo a passo para te auxiliar no processo de abertura do sinistro de planos de previdência.
Confira o passo a passo
Se a pessoa era titular do plano, é importante verificar se há beneficiários indicados. O Itaú Personnalité está à sua disposição para ajudar, entre em contato com a nossa central de atendimento no telefone 4004 4828 (Capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 970 4828 (Demais localidades). Se preferir, você também pode ir à agência mais próxima. Caso não haja benefícios, o saldo da Previdência será destinado aos herdeiros legais, conforme legislação.
Ao preencher o formulário, pedimos que siga a sequência indicada, pois cada campo é importante para que possamos processar tudo corretamente;
Para garantir que o recurso seja direcionado corretamente, os dados bancários devem estar no nome da pessoa beneficiária ou herdeira, mesmo que seja menor de idade, tutelada ou curatelada. Não realizamos o crédito em contas de terceiros, pois queremos assegurar que tudo seja feito com segurança e transparência
Digitalize ou fotografe os documentos solicitados. Antes de enviar, sugerimos que confirme se as imagens estão claras, legíveis e com todas as informações necessárias.
Para enviar os documentos, siga estes passos:
Passo 1
Clique aqui para fazer seu cadastro em nosso site de Comunicação de Sinistro de Previdência. Em seguida, você receberá um e-mail para criação de login e senha;
Passo 2
No site, clique na aba “Abrir o Processo” e preencha os dados solicitados de acordo com a sua necessidade:
Falecimento: Os dados serão referentes à pessoa falecida que possuía o plano de previdência;
Invalidez: Os dados serão referentes à pessoa titular do plano de previdência e podem ser os mesmos do campo de solicitante do sinistro;
1ª Previdência (planos para menores de idade): entre em contato com a central de atendimento para orientações personalizadas. Telefones: 4004 4828 (Capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 970 4828 (Demais localidades).
Passo 3
Preencha as informações e anexe os documentos digitalizados. Alguns documentos deverão anexados em campos específicos. Quando não tiver um campo específico, anexe no campo “Documentos adicionais”;
Passo 4
Após o preenchimento, clique em “Abrir Processo”. Sua solicitação será enviada para análise e entraremos em contato com você pelo e-mail cadastrado.
Você pode acompanhar a evolução do processo no site de Comunicação de Sinistro de Previdência..
Atendimento
Você ficou com alguma dúvida? No final dessa página está disponível uma seção com dúvidas frequentes para consulta.
Caso você ainda tenha alguma questão, nossa central de atendimento está à disposição para te auxiliar.
Telefones
Capitais e regiões metropolitanas: 4004 4828
Demais localidades: 0800 970 4828
Lembrete
Alguns estados brasileiros podem ter regras de incidência de imposto sobre transmissão “causa mortis”, são eles: Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Acre e Sergipe.
Mais informações podem ser obtidas por meio da Secretaria da Fazenda ou nos postos de atendimento fiscal de seu estado.
Dúvidas Frequentes
Caso o titular tenha indicado beneficiários do plano de previdência, você pode encontrar os nomes no certificado de contratação no campo "Beneficiários", ou pode solicitar a informação em nossa central de atendimento.
Telefones: (11)4004 4828 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 970 4828 (demais localidades).
Lembre-se que o beneficiário é a pessoa física indicada livremente pelo participante ou segurado para receber os valores acumulados no plano, no caso de seu falecimento, conforme previsto nas Resoluções do Conselho Nacional de Seguros Privados nºs 533/2017.
Na ausência de beneficiários indicados pelo titular do plano, será observado o que dispuser a legislação em vigor.
Você pode obter informações sobre os beneficiários através do Atendimento de Previdência no telefone (11)4004 4828 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 970 4828 (demais localidades).
Para a realização do login é necessário inserir usuário (CPF do solicitante) e senha cadastrada no site. Recomendamos os usuários a não se cadastrarem com seus e-mails corporativos.
Em caso de recuperação ou redefinição de senha, o solicitante pode realizar o processo clicando aqui, sendo necessário o informe do usuário (CPF) e e-mail já cadastrados para a abertura da solicitação.
A notificação de redefinição da senha será enviada por e-mail. Caso o solicitante não receba o e-mail de redefinição de senha, recomendamos que verifique a caixa de spam ou acesse o correio eletrônico fora de ambientes corporativos.
Para maior comodidade, faremos contato por telefone, carta ou e-mail, conforme dados preenchidos no formulário.
O prazo é de 30 (trinta) dias corridos, contados a partir da data de envio de todos os documentos solicitados.
Temos um atendimento especializado para atendê-lo(a) e esclarecer eventuais dúvidas. Entre em contato com o Atendimento de Previdência nos telefones (11)4004 4828 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 970 4828 (demais localidades).
Deverão ser enviados os seguintes documentos: relatório médico, carta de concessão do benefício do INSS e os demais indicados no Formulário de Sinistro.
Caso o solicitante não seja correntista Itaú, será necessário a cópia dos documentos de CPF, RG, e comprovante de endereço.
Observação: Após a análise médica, novos documentos poderão ser solicitados.
Você pode obter essas informações pelo Atendimento de Previdência nos telefones (11) 4004 4828 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 970 4828 (demais localidades) ou contar com o auxílio do seu gerente.
Além de todas as documentações indicadas no Formulário de Sinistro, será necessário enviar o boletim de ocorrência completo (todas as páginas), e cópia do laudo de necropsia, pericial e IML (toxicológico e alcoólicos) completos.